terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Massa para macarrão

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
8 ovos
pitada de sal
farinha de trigo para enfarinhar

Em uma tigela, coloque a farinha e faça uma cavidade no centro. Quebre os ovos em uma tigela, bata bem e coloque sobre a farinha. Acrescente o sal. Com as pontas dos dedos misture os ingredientes até ficar consistente. Se necessário acrescente gotas de água, mas a massa deve ficar firme. Sove a massa e forme uma bola. Divida em pedaços e abra a massa com o auxílio de um rolo sobre uma superfície enfarinhada até ficar com a espessura desejada. Enrole como rocambole (antes polvilhe com farinha de trigo para não grudar) e, com uma faca, corte a massa em tiras finas. Cozinhe em água com filete de óleo e sal e sirva com o molho desejado.



Massa com sabor!!!

Para fazer a massa de macarrão com sabores diferentes, basta substituir 3 ovos da receita original pelo ingrediente que dará o sabor à massa. O modo de fazer é o mesmo (veja receita acima).

Massa de Cenoura: Para fazer a massa de cenoura, bata no liquidificador 1 cenoura grande cozida com 5 ovos e siga o modo de fazer da receita original.

Massa de Beterraba: Para fazer a massa de beterraba, bata no liquidificador 1 beterraba média cozida cok 5 ovos e siga o modo de fazer da receita original.

Massa de Espinafre: Para fazer a massa de espinafre, cozinhe e escorra 250g de espinafre e bata no liquidificador com 5 ovos. Siga a receita original.


Dicas:
- Essa massa pode ser usada para lasanha e canelone. Se fizer retângulos de 35cm x 25cm, poderá fazer rondelli.

- Se você quiser guardar a massa depois de cortar, estique as tiras de massa em um pano enfarinhado e deixe secar. Quando estiver bem seca, guarde a massa em um recipiente bem fechado por até 2 dias. (Eu guardo no freezer alguns meses. Quando quero usar retiro punhados da massa e coloco direto na água fervente para cozinhar).

- Sugestão de molho: 4 latas de molho de tomate (comprado pronto), 2 latas de água (use a lata de molho vazia para medir), 2 latas de creme de leite, 2 cubos de caldo de galinha e 1 colher (sopa) de ervas finas. Leve os ingredintes ao fogo até apurar. É prático e delicioso.

Fonte:
Guia da Cozinha - Nº 17
Guia da Cozinha - Especial Massas - Nº 10

2 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Eu tenho uma massa com tinta de lulas, em breve postarei. acho que vc vai gostar! Bjs

Unknown disse...

MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOO

Postar um comentário

 
.:.:. Template by Joanirse .:.:.